class="post-template-default single single-post postid-4321 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Mitos e verdades sobre a Mineração

mito-verdade
 

Você sabe discernir os boatos relacionados a mineração? Hoje, apresentamos mitos e verdades sobre os impactos dessa atividade na vida dos brasileiros. Inicialmente, o Bronze, chumbo e prata são exemplos de minerais que já eram usados como recursos há aproximadamente 2600 anos antes de Cristo. Sendo assim, Ao longo da história, o estudo na área de otimização na exploração desses bens foi aumentando, tendo intensificado no século XVI. Mas ainda hoje, muitas informações são distorcidas e estamos aqui para esclarecer alguns fatos de uma atividade que já criamos tanta dependência.

A mineração não é importante para a economia brasileira

Mito. É mentira, porque a produção mineral representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) Industrial e emprega quase 2,5 milhões de pessoas de forma direta ou indireta. Portanto, para saber mais leia sobre isso em “A importância da mineração para a economia brasileira”.

economia

Ferro é o principal produto da mineração exportado do Brasil

Verdade. O Ferro representa 75% das exportações minerais, tendo em segundo lugar o ouro com apenas 7%. Ainda assim, no ano de 2014 exportamos cerca de 400 milhões de toneladas deste bem mineral, enquanto a Austrália saiu na frente com 660 milhões de toneladas.

O setor mineral é um dos que realiza os maiores investimentos privados no Brasil

Verdade. No período de 2014 a 2018, a projeção de investimentos é de US$53,6 bilhões. Minas Gerais conta com 41,8% deste total e o Pará com 21,93%. Os dois estados estão no foco das movimentações financeiras no setor.

siderurgia ferro

A atividade de mineração reflete negativamente na qualidade de vida dos cidadãos

Mito. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades mineradoras é maior do que o dos respectivos estados. Como exemplo temos a cidade de Nova Lima com IDH de 0,813 enquanto Minas Gerais apresenta 0,731. Leia sobre a influência da mineração na sociedade em “Mineração e a Vida Cotidiana” e “E se a mineração não existisse?”.

A exploração mineral teve início no Brasil no século XVI com a chegada dos portugueses

Mito. Uma expedição armada, que saia de São Paulo rumo ao Sertão, encontrou ouro aluvião numa região montanhosa que atualmente é a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, no ano de 1696 (final do século XVII).

A imagem mostra uma cidade em Portugal, com um rio passando entre ela. Há alguns barcos e casas coloridas e próximas.
Porto – Portugal

Hoje, a Minas Jr. tem como membros estudantes da área de Engenharia de Minas e Geologia que buscam sempre a transparência e ética na mineração, se atentando ao impacto desta para levar a melhor experiência para a população.

Autora: Juliana Otoni

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X