class="post-template-default single single-post postid-34789 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Geologia das Serras Gerais

Figura 1 – Cânion Encantado - Almas/TO Fonte: turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/almas/canion-encantado/
 

Em geral, quando estamos olhando para a região norte no mapa do Brasil e imaginamos um lugar tranquilo para uma viagem e pouco desbravado para a maioria de nós, alguns logo se lembram do Jalapão no estado do Tocantins. Só que hoje, a Minas Jr. irá te apresentar outro lugar fascinante e bem próximo ao Jalapão. Ele possui belas paisagens e bastante favorável ao Ecoturismo e o Geoturismo. Estamos falando das Serras Gerais: a maior sequência de serras do Brasil! Ela está localizada próxima ao Jalapão em sua maior parte na região sudeste do Tocantins, e uma área menor no extremo oeste baiano. Quer saber mais sobre o local e a Geologia das Serras Gerais? Leia o texto abaixo!

O turismo

Figura 2 – Paranã. Fonte: turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/parana/

Primeiramente, o estado do Tocantins tem se tornado um grande atrativo turístico. Isso porque possui variadas riquezas naturais, como as chapadas, serras e planícies. Além da possibilidade de conhecer o espetacular Cerrado brasileiro, com sua diversificada fauna e flora. Juntamente, é possível fazer um roteiro bem diversificado pelas Serras Gerais, com cidades cheias de tradições culturais e históricas aos arredores da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, como:

Em primeiro lugar, Almas – cidade que possui raízes do período colonial brasileiro, com o ano de 1734 tendo como o primeiro registro de portugueses adentrando ao cerrado em busca de ouro. Além da Cidade de Pedra, Fazenda Aldeia e Vale dos Pássaros, outra de suas belezas naturais se encontra na comunidade de Serra Negra, o Cânion Encantado, que leva a quatro quedas d’água com cerca de 70 m de altura; 

Figura 3 – Cânion Encantado – Almas/TO.  Fonte: turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/almas/canion-encantado/

Segundamente, Arraias – Outra cidade que possui o período colonial em suas veias. Dessa forma, foi marcada pela exploração do ouro no século XVIII. Ademais, possui um Centro Histórico com casas do período colonial. Também, há a Chapada dos Negros, onde ouve grande exploração de ouro.

Aurora do Tocantins – possui diversos pontos turísticos, como serras, mais de 200 cavernas catalogadas, cachoeiras e dunas.

Dianópolis – Destaca-se por suas cachoeiras, nascentes, rios e cavernas. Além disso, um grande atrativo é o Vale Encantado, com um percurso bastante diversificado através de um cânion. Ele conta com trilhas, piscinas naturais, cachoeiras e cavernas.

Natividade – cidade também com histórias coloniais. Ela possui diversas festas religiosas e grandes pontos turísticos naturais, como cachoeiras, praias fluviais e trilhas. Outro ponto interessante, é o trabalho artesanal na confecção de jóias em filigrana, técnica de ourivesaria, influenciada pelos portugueses. Ela utiliza o ouro e prata de algumas minas ativas ainda na região.

Figura 5 – Ourivesaria. Fonte: www.topensandoemviajar.com/natividade-tocantins

Paranã – O local serviu como base para movimentos de emancipação do estado de Tocantins. De mesma forma, possui rica história cultural e religiosa. Por fim, não deixa faltar diversos pontos para desfrutar do turismo, como praias e rios de águas termais.

Taguatinga – Por último, essa cidade se destaca por diversas serras, rios e cachoeiras; uma cachoeira em destaque é Cachoeira do Registro.

Geologia das Serras Gerais

Outro aspecto importante a ser analisado é a Geologia das Serras Gerais. De antemão, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins se encontra na Bacia Sedimentar do Parnaíba, do período Paleozóico, resultado de sucessivas transgressões e regressões marinhas e deposições continentais. Essa bacia sedimentar se encontra a 3.000 m superior ao seu embasamento entre faixas de dobramentos, possuindo intrusões e extrusões de rochas magmáticas.

Ademais, pelo mapa, é possível observar a área da estação que é definida pelo Grupo Urucuia, responsável pela maior área da Estação, formado pelos litotipos: Arenito, Arenito Conglomerático, Pelito e Conglomerado. Além desse Grupo, tem a Formação Piauí, Grupo Balsas, com os litotipos compostos por Arenito, Argilito, Folhelho, Siltito, Conglomerado e Calcário. (Quer saber mais sobre Mapas Temáticos? entenda aqui)

Curiosidades:

O terceiro menor rio do mundo 

Talvez você não soubesse dessa, mas o menor rio do país e o terceiro menor rio do mundo se encontra nas Serras Gerais do Tocantins.  Ele é o Rio Azuis! Segundo o Guinness Book, ele possui 147 metros de extensão. Além disso, localiza-se na cidade de Aurora do Tocantins.

Figura 7 – Rio Azuis. Fonte: turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/aurora-do-tocantins-/

Aurora do Tocantins e seu nome

Outra curiosidade remete ao nome da cidade de Aurora do Tocantins. A cidade se encontra entre elevações rochosas que atrasam o nascer do Sol, proporcionando um amanhecer com luminosidade diferente quanto a outros lugares. Assim, dando o nome de Aurora (Deusa grega do amanhecer) a cidade.

Autor(a): Arthur Almeida

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X